Sobre
InternaSUS
O Projeto InternaSUS é fruto de uma colaboração entre o Projeto InterSCity, sediado no IME-USP, e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Nosso objetivo é utilizar técnicas avançadas de Ciência da Computação (Big Data, Visualização e Ciência de Dados) para fornecer ferramentas inovadoras para profissionais e gestores da saúde pública. Este é um projeto de software livre e assim, aberto a colaborações a fim de desenvolver avanços científicos na área de Informática e Big Data em Saúde. O InterSCity é financiado com recursos da FAPESP, CNPq e CAPES.
Desenvolvimento
A plataforma de visualização de dados é um software livre licenciado sob a Mozilla Public License 2.0, que está sendo desenvolvida em Ruby on Rails e JavaScript e utilizando a API do OpenStreetMap. Seu repositório está disponível no Gitlab.
Dados
A plataforma apresenta os dados georreferenciados das internações custeadas pelo Sistema Único de Saúde, constantes no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. A base de dados está anonimizada, não havendo informações sensíveis sobre os indivíduos e a localização dos domicílios foi generalizada para o centróide do setor censitário correspondente (territórios com população média de 600 habitantes, no município de São Paulo).
A ferramenta também apresenta informações demográficas, oriundas do Censo de 2010 realizado pelo IBGE e das projeções populacionais disponibilizadas pela Fundação SEADE, estratificadas por sexo, faixa etária e raça/cor segundo as unidades territoriais administrativas da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal da Saúde.
Utilização
Membros atuais
Marcelo Failla
SMS/SP
Técnico na Gerência de Geoprocessamento e Informações Socioambientais (GISA) na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS).
Breno Aguiar
SMS/SP
Técnico na Gerência de Geoprocessamento e Informações Socioambientais (GISA) na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS).
Membros anteriores
Créditos
Fotos: Nelson Kon